30/08/10

Chá gelado de erva-cidreira com especiarias


Aqui há uns tempos prometi à minha amiga Rô que apresentaria aqui alguns chás gelados, feitos com produtos Ervas da Zoé, para combater a ideia de que o chá é para beber quente e nos dias de invernia. Aqui está mais uma prova de que o chá e as tisanas são excelentes bebidos bem frescos. Simples, com especiarias ou ervas condimentares e/ou aromáticas. Mais: é muito melhor feito em casa do que comprar aqueles refrigerantes horrorosos (pelo menos para mim) - cujo nome não vou aqu mencionar, pois só faço publicidade ao que gosto. ;-)

Ingredientes:

1 litro de água
2 ½ colheres de sopa de erva-cidreira
(se preferir, pode usar Lúcia-lima)
1 anis estrelado
2 ou 3 cravos-da-Índia
8 vagens de cardamomo
(pressionar as vagens para que se abram e o aroma se liberte)
2 colheres de sopa de mel

Ferver a água com as especiarias. Apagar o lume. Juntar a erva-cidreira e deixar infundir 10 minutos. Coar. Adoçar com mel. Refrigerar.

12 comentários:

  1. Amiga,
    Mim gosta!! Tenho a minha erva cidreira em grande e essas especiarias estão a rir-se para mim... O meu rapaz não estima cardamomo o que significa que é só para a minha pessoa - vai ser em pleno! ;)

    Bj grande e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha pensado colocar especiarias no chá! Obrigada pela ideia :)

    ResponderEliminar
  3. Mais do que o conteúdo, achei as garrafas um espectáculo :)

    ResponderEliminar
  4. Com o calor que faz hoje essas garrafas deviam estar aqui ao meu lado ;)
    Gosto imenso da erva cidreira e da lúcia lima, por isso um ou outro são bons concerteza.
    Cá em casa faço muito de hibisco ou karkadé mas nunca misturei mais nada, até porque gosto dele assim meio ácido, parece que tira melhor a sede.

    ResponderEliminar
  5. Que sabores irresistiveis nessas formosas garrafinhas!
    Gostei!

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma delícia!... a apresentação é elegantérrima!...
    babette

    ResponderEliminar
  7. Uma proposta fantástica para o dia quente que se fez sentir por estes lados, gostei muito!
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Este chá só tem um defeito.... está longeeee :)))) Porque deve ser fantástico ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar
  9. Ideal para ter sempre à mão no frigorifico! Além disso é muito mais saudável que qualquer refrigerante! Grande ideia! um beijinho e obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  10. Já sei o que fazer à cidreira que cresce desalmadamente no quintal dos meus pais... As garrafinhas no fundo colorido ficaram muito catitas :-)

    Bjs
    Teresa

    ResponderEliminar
  11. Este cha geladinho deve ser uma verdadeira delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. eu gosto am is destas tisanas caseiras que as de compra e podemos por o sabor que queremos

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.