16/04/10

Migas de broa de milho e de feijão-frade


Um destes dias andava a passear aqui pelo blogue e apercebi-me de que a etiqueta acompanhamentos tem poucas receitas. É claro algumas sugestões vegetarianas podem ser servidas com carne ou peixe, contudo, há pratos que precisam de uma companhia específica. Estas migas, por exemplo, são o par ideal para polvo cozido, ou polvo à lagareiro. Fi-las para o meu almoço de Páscoa, com polvo cozido e salteado em azeite e alho, e nabiças cozidas.

Ingredientes:
(4 pessoas, se for servido como acompanhamento único)


500 g de broa de milho
1 chávena de feijão-frade cozido
2 dentes de alho
Azeite
Verdura a gosto (ou couve cortada para caldo verde*, nabiças, ou grelos)
Um pouco de caldo da cozedura do feijão ou da cozedura da verdura


Retirar a côdea da broa. Desfazer o miolo. Numa frigideira grande, aquecer o azeite e alourar o alho. Juntar o miolo da broa, deixar tomar o sabor do azeite. Verter um pouco da água da cozedura do feijão, ou da verdura, para dar liga ao pão. Juntar o feijão-frade cozido e a verdura que preferir cortada finamente. Rectifique os temperos e o azeite.



*Se usar couve já cortada para caldo verde, em vez de cozer, escalde em água a ferver durante 2 ou 3 minutos.

13 comentários:

  1. Tanta coisinha boa publicada durante a minha ausência :) Ainda bem que fica tudo arquivado he he
    Estas migas têm um aspecto delicioso, são potentes ;)

    ResponderEliminar
  2. Adoro migas e estas já estão debaixo de olho pois o aspecto é delicioso. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. e dum dos acompanhamentos favoritos la em casa por mim e nao so.
    adoro.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. sim migas a acompanhar uma carne grelhada ou um peixe grelhado ficam sempre muito bem =) na semana passada também publiquei a minha receita das migas inspiradas numas migas dum restaurante da nossa zona. Nós colocamos mais cenoura cortada aos bocadinhos e couve coração (cozidas). Ficam deliciosas também.

    Boas receitas.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que fazia destas migas prato principal!! :)
    Devem ser mesmo boas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito boa idéia pra utilizar qualquer tipo de pão.
    E lembramos de vocês nesta semana pois fizemos um menu thai!
    Abs.

    ResponderEliminar
  7. HUUMMM!!! Adoro este tipo de migas. Quando estava aí em Portugal, costumava comprar umas fantásticas no Rei dos Frangos e adorava!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro migas de qualquer maneira.
    Às vezes também faço com espinafres.

    ResponderEliminar
  9. Este é um dos meus acompanhamentos favoritos. Adoro!
    Beijinhos e Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. sensacional este blog, sou fã faz tempo, mas nunca tive motivos para comentar. escrever só pra falar que adoro? bom, eu poderia ter feito isso antes, sorry, heheh.
    mas desta vez resolvi comentar para deixar o link do meu novíssimo blog que começa com a missão de me emagrecer de uma vez por todas! http://projetomusanaareia.blogspot.com/
    vou linkar este blog lá, ok? se tiver algum problema, me avise que eu tiro o link.
    beijos!

    ResponderEliminar
  11. Bem, haverá maior consolo do que um bom prato de migas com couve? Até me espanto com a minha "promiscuidade" gastronómica: tenho igualmente (ou mais, dependendo do momento) prazer a provar este tipo de comida como tenho a deliciar-me com um bolo de chocolate recheado ou um camarão tigre grelhado, entendes a ideia? Nunca fiz migas em casa, mas já andava a pensar nisso há algum tempo ;)

    ResponderEliminar
  12. Bem, haverá maior consolo do que um bom prato de migas com couve? Até me espanto com a minha "promiscuidade" gastronómica: tenho igualmente (ou mais, dependendo do momento) prazer a provar este tipo de comida como tenho a deliciar-me com um bolo de chocolate recheado ou um camarão tigre grelhado, entendes a ideia? Nunca fiz migas em casa, mas já andava a pensar nisso há algum tempo ;)

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha! Vou ter que tentar fazer uma coisa destas!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.