18/03/10

Tapenade de figos secos e uma noite de pizzas


Sou uma verdadeira maníaca por figos, por isso, quando vi a receita no blogue da Flávia... simplesmente não resisti a esta delícia! O mote para fazê-la foi a famigerada noite de pizza do Cinco Quartos de Laranja. O desafio é pôr mãos à obra, ou melhor, as mãos na massa, criando um recheio para uma pizza, cuja massa é da autoria da Laranjinha e do Ricardo. Agora, eles prestam serviço ao domicílio: levam a massa já pronta, a pedra de cozer a pizza, ajudam os mais inaptos (eu!) a estender a massa, e até assumem o pelouro da fotografia! Resultado: invadimos a casa da Carlota e fizemos 4 pizzas (eu e o Luís, a Suzana e o Pedro, a Sandra e, claro está, o casal de pizzaioli). A minha e do Luís, a que chamámos pizza afrancesada, foi coberta com esta tapenade, por cima colocámos queijo de cabra, enfeitámos com alecrim fresco, finalizando com um fio de azeite.



Aqui segue a receita desta tapenade, com algumas alterações em relação à original, nomeadamente na proporção figos/azeitonas (quer isto dizer que pus mais figos do que azeitonas ;-)). Também omiti as alcaparras. Já o alecrim, em vez de ser triturado na pasta, foi usado por cima da pizza. No entanto, quando servir esta tapenade somente como entrada, utilizarei esses dois ingredientes.

Ingredientes:


175 g de figos secos
90 g de azeitonas pretas
1 dente de alho
Alecrim fresco a gosto
1 colher de sopa de mostarda de Dijon (usei mostarda de Dijon com mel)
½ colher de alcaparras (não usei)
2 colheres de sopa de azeite

Vinagre balsâmico a gosto
Sal e pimenta


Cozinhar os figos em água (sensivelmente 2,5 dl) até ficarem macios. Escorra-os e reserve a água. Descaroçar as azeitonas. No robô de cozinha, triturar os figos, as azeitonas, o alho (se usar alcaparras e alecrim, coloque-as neste momento) e a mostarda. Juntar o azeite e o vinagre balsâmico. Triturar novamente. Verificar a consistência da tapenade, caso esteja demasiado grossa, junte um pouco de água da cozedura dos figos (eu não precisei de usar). Temperar com sal e pimenta. Servir.

8 comentários:

  1. Querida amiga,

    a tapenade estava óptima e a pizza maravilhosa. Que excelente ideia.

    ResponderEliminar
  2. O máximo!....
    Que boa ideia para uma tapenade bem diferente.... (digo eu que sou louca por figos!... chamo-lhes mesmo um figo!!!)
    babette

    ResponderEliminar
  3. Bela ideia, deve ser super divertido. Nunca comi tapenade mas sei que adoro figos frescos ou secos, vão de qualquer maneira. Até com bichos he he

    ResponderEliminar
  4. Amiguinha, Estava Maravilhosa!! Só faltou dizer que foi a tua 1ª vez com a Srª B :)))))

    Beijinhos!!!
    Carlota

    ResponderEliminar
  5. Hehe, eee coincidência mesmo. E boa! :)

    Nossas tapenades, a mesma receita base, publicadas tão próximas.

    Adorei a idéia de usar na pizza!

    Acho que ela deve ficar uma delícia também com fusilli.

    Beijos,

    ResponderEliminar
  6. Minha querida,

    Esta tapenade é tão a minha cara que até trouxe o que sobrou para casa!! Há lá maior elogio do que comer e chorar por mais!

    Bj grande*

    ResponderEliminar
  7. Esta tapenade deve ser uma delícia! Eu adoro figos... vou ter que experimentar!
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  8. Querida, quanto honra ver essa receita por aqui! Acho que estamos numa "vibraçao" figos mesmo pois eu tambem fiz essa tapenade, de novo, para amigos esse final de semana que passou!!
    Um beijo e boa semana!
    Flavia

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.