09/02/09

Sopa picante de camarão e erva príncipe

Com a aproximação do dia de S. Valentim, muitos blogues publicam receitas alusivas à data, utilizando os símbolos ligados ao amor: corações, cúpidos, setas, etc. Na minha opinião, o formato é acessório: uma refeição para seduzir tem de, definitivamente, ter muito picante. Assim, aproveito a ocasião para, ao longo desta semana, revelar aqui algumas das receitas Tailandesas (todas elas bem spicy) que propus ao pessoal simpático e bem humorado do Da Cachaça pro Vinho, no âmbito do 12.º Inter Blogs.

Aproveito para informar todos os amantes de comida Thai (e asiática) que os ingredientes assinalados com um asterisco são comprados num supermercado asiático no Poço do Borratém (n.º 23 e 24), é uma ruela que liga a Rua da Madalena ao Martim Moniz. A erva príncipe compra-se congelada e o melhor é pedir usando o nome em inglês (lemongrass).

Fonte: “Stylish Thai in Minutes” de Vatcharin Bhumichitr

Ingredientes (4 ou 5 pessoas):


750 ml de caldo de vegetais, peixe ou galinha
3 caules de erva príncipe* (erva-limeira/lemongrass) cortados em 3 pedaços
4 folhas de lima kaffir* (usei secas)
2 malaguetas vermelhas/pimenta dedo-de-moça cortadas às rodelas finas
(costumo retirar as sementes de 1 delas e deixar a da outra…)
8 cogumelos cortados em quartos (Paris ou shitake)
3 a 4 camarões por pessoa, descascados, sem veio, mas com o “rabinho” ;-)
2 colheres de sopa de molho de peixe*
2 colheres de sopa de lima (ou limão)
1 colher de chá de açúcar
Coentros frescos para guarnecer


Numa panela, aquecer o caldo até ferver. Juntar a erva limeira, as folhas de lima, as malaguetas e os cogumelos e levantar fervura outra vez. Juntar os camarões, o molho de peixe, o sumo de lima e o açúcar e deixar fervilhar apenas um minuto (até o camarão estar cozido). Descartar os talos de erva príncipe, pois, regra geral, são muito fibrosos. Servir a sopa guarnecida com coentros picados. Se estiver picante é só juntar mais lima ou limão!

12 comentários:

  1. Gosto do aspecto da sopinha, mas para mim o picante "estraga tudo", simplesmente não consigo comer picante. Então a minha alternativa é reproduzir as receitas eliminando a parte picante ;))Eu sei que te deve parecer estranho, comida indiana e mexicana sem picante, mas é como a faço lá por casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu cá nem Martim Moniz, nem mercearia nem supermercado desses. *snif*
    Por isso não posso fazer estas coisas boas! Um dia destes vou por aí abaixo ao hipermercado asiático e trago coisas para um ano!!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Menina ótima receita a tua, pena que acredito ser difici encontrar os ingredientes por aqui.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Comadre, que sucesso de sopinha. Amo muito, muito camarão. Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Tal como a Mariana não tenho dessas lojas aqui! Infelizmente é uma cozinha que adoro mas faltam-me a maioria dos ingredientes :)
    Resta-me ver estas fotos deliciosas!

    ResponderEliminar
  6. Amei seu blog. E a sopa nem se fala, quanto mais picante melhor, adoro comida thai.
    Tem um selinho lá no Vasos & Panelas esperando por vc.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Que sopinha maravilhosa. Eu adoro comidas picantes.

    ResponderEliminar
  8. Olá!!!!!! Saudades daqui!!!
    Aos poucos vou me atualizando....

    Concordo com você, não são os formatos de coração e chocolate que conquistam/mantém o 'querido', há de se apimentar!
    (E não só a comida, né não?!! :DD)

    Gosto de thai, mas confesso que prefiro as mais suaves, digo, mais adaptadas ao meu paladar...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Pipoka,
    Tô com vc, para mim sedução está intimamemte ligado à picância hehe [do prato].
    sua sopa me abriu o apetite e aguçou meu paladar!!
    b-jokasss
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Bom, eu até nem sou muito "picante" e, noutras alturas, já achei algumas receitas quentes da Pipoka, quentes demais (o caril Madras, por exemplo). Mas esta sopa, só com 1,5 malaguetas, até me parece bem razoável. E boa!

    ResponderEliminar
  11. Esta sopa sim esta adorei mesmo pois adoro sopa de marisco realmente adoro mesmo muito...e especialmente com um picante...:)

    ResponderEliminar
  12. CHEGUEI ATÉ VÓS POR UMA SIMPLES BUSCA DE IMAGENS (PARA ENVIAR A UMA AMIGA) EM CUJA PALAVRA CHAVE ERA ERVA PRÍNCIPE ... PUMBA CATRAPUMBA, E NÃO É QUE DOU DE CARAS COM TODAS AS INFORMAÇAÕES QUE DESDE Á MAIS DE 10 ANOS TENHO ANDADO A PROCURA. ClARO O MARTIM MONIZ!!! PARA ENCONTRAR O TÃO AFAMAMDO LEMONGRASS/CITRONELLLE EM CAULE E NÃO EM RAMA.CURIOSO NÃO? DE FACTO LISBOA É OUTRA COISA!!!SÓ LAMENTO QUE O MARTIM MONIZ PARA MIM ESTEJA A CERCA DE 300KMS PARA MIM E QUE, POR ESTAS TERRAS DESTE NORTE DE ORGULHO EXACERBADO, O SIMPLES CAULE DE ERVA PRÍNCIPE SÓ EXISTA NO VASO DA VIZINHA ( COISA QUE NEM ELA PRÓPRIA SABE, POIS ESSA COISA DE PERGUNTAR POR ERVA QUÊ???).QUE DIZ DESDE SEMPRE TER TIDO MAS DESCONHECIA A SUA UTILIZAÇÃO NUMA SIMPLES INFUSÃO. O RIDÍCULO DISTO TUDO, É QUE EM TEMPOS, MAIS DEPRESSA ENCONTRAVA O CAULE FRESCO OU EM CONSERVA POR TERRAS DE SUA MAJESTADE DO QUE PELO NORTE DESTE PAÍS QUADRADO...AI DESCULPEM, CORRIGINDO DESTE PÁIS RECATÂNGULAR.

    OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES. DA PRÓXIMA QUE VOLTE A LISBOA O MARTIM MONIZ VOLTARÁ AO ROTEIRO. OBRIGADA!!!!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.