19/10/07

Arroz de polvo (muito malandrinho)


Já andava para convidar uns amigos há muito tempo para experimentarem uma das minhas especialidades, arroz de polvo… Pois foi este fim-de-semana, sábado à noite!!! A receita saiu-me bem e um bom vinho branco da Companhia das Lezírias ajudou à festa…Para quem quiser experimentar, é muito simples…

Ingredientes:
(para 4 pessoas com bastante apetite)
1 polvo grande ou 2 médios (se sobrar polvo, fazem uma salada no dia seguinte)
2 cebolas grandes
4 tomates pequenos maduros
Tiras de pimento verde “a gosto”
2 chávenas de chá (grandes) de arroz
Coentros "a gosto"
Picante "a gosto"

Cozer o polvo, 30 a 40 minutos, na panela de pressão com uma cebola descascada e cortada em 4. Num tacho de barro, refogar a cebola em azeite até alourar e depois juntar o tomate aos bocados e as tiras de pimento. Como o arroz deve ser feito “na hora”, para ficar com muito molho, a minha sugestão é cozer primeiro o polvo e deixar o refogado pronto. Quando os convidados chegam, enquanto comem uns aperitivos… pomos o refogado a aquecer, juntamos o arroz (para dar uma fritura) e vamos acrescentando a água de cozer o polvo (para 2 chávenas de arroz ponho 6 de água). Quando começar a ferver, junta-se o polvo cortado aos bocados. Como se está a utilizar um tacho de barro, que conserva bem o calor, retiramos o arroz do lume sem estar totalmente cozido e adicionamos coentros picados (a foto foi tirada precisamente neste momento, por isso, o arroz está com muito molho). Levem à mesa e, enquanto se sentam, o arroz fica “no ponto”! Já me esquecia… colocar 1 malagueta ou picante a gosto quando se junta o polvo!

4 comentários:

  1. oLÁ pIPOKINHA!
    È VERDADE: ARROZ DE POLVO TEM QUE SER BEM MOLHADINHO E COM MUITOS COENTROS!

    ResponderEliminar
  2. Flor de sal,
    Concordo plenamente com o que dizes, mas o arroz não foi feito por mim, foi feito pela farófia... infelizmente nem o cheirei!

    ResponderEliminar
  3. Como eu gosto de arroz de polvo bem "marotinho"! E se for acompanhado com filetes do dito... que manjar! Esse está com muito boa cara, Farófia!

    Ah, e é muito bom vê-la por cá! Primeira receita, não é? :o)

    ResponderEliminar
  4. Ai Farófia, eu gosto tanto de arroz de polvo, este está uma maravilha, melhor ainda no tacho de barro.
    Beijocas

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.