27/09/07

Mousse de goiabada


A goiaba é um dos meus sabores de infância. Não é muito comum em terras lusas, mas há muito muito tempo, na ilha do Faial, havia goiabas com fartura e a minha avó fazia uma compota maravilhosa, que eu me encarregava de esgotar todos os Verões, quando a visitava. Como este não é um fruto fácil de encontrar em Portugal, eis uma sobremesa feita com goiabada. Uma receita tão simples e rápida que até chateia...





Ingredientes:


400 gramas de goiabada
6 dl de natas frescas
4 limas

Bater a goiabada e o sumo de lima com a varinha mágica até ficar uma pasta homogénea. Se a goiabada for muito dura, experimentar dar-lhe um aquecimento no microondas, pois ajuda a amolecer e é mais fácil de bater). Bater as natas e juntar à pasta de goiabada. Levar ao frigorífico.

13 comentários:

  1. Ena, uma açoreana! A terra do meu coração. Era capaz de matar para ter uma casa nos Açores.

    Os meus sogros trouxeram um pezinho de goiabada da ilha Terceira que se deu muito bem no litoral alentejano, onde eles vivem.

    Estava para fazer um clafoutis com goiabas que eles me deram, mas essa mousse é uma boa opção também. :-)

    ResponderEliminar
  2. olha.. eu nunca imaginei fazer mousse de goiabada.. mas é da goiabada que se compra em latas nos supermercados? se puder responda para o mail do meu blog:
    cozinhadarisonha@gmail.com
    é que eu adorei esta receita...

    ResponderEliminar
  3. ADORO COMIDINHAS PRÁTICAS!!!
    FICOU MUITO BACANA!
    AQUI NO BRASIL GOIABA NÃO FALTA.

    ResponderEliminar
  4. eu penso que seja a goiabada fruta e essa e muito dificil de arranjar,mas esta mousse abriu o apetite de tao apetecivel que esta

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Pipoka, adorei a receita deve estar óptima! É pena não se conseguir arrranjar goiaba...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Humm!
    Que delicia!
    E eu que nem comi sobremesa e acabei agora de almoçar!
    Envia uma tacinha?

    ResponderEliminar
  7. Provei goiabada há pouco tempo e ADOREI, esta mousse tem de ir para o meu bloco de notas, está fantástica.
    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Pipoka obrigada pela sua vizitinha e pelo comentário adorei o seu cantinho essa mousse está devinal.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  9. Muito engraçado, até à bem pouco tempo acho que só comia goiabada no pão ou mesmo à "gulosa", simples...Agora existe uma grande variedade de sobremesas fantásticas (bolo, sorvete) e esta é uma delas! Gostei muito!

    Passa pelo meu blog, deixei-te umas estrelinhas!:o)

    ResponderEliminar
  10. Ah sera que em portugal se encontra a GOIABA ? To em munich sera que encontro em algum supermercado!!! Hum que vontade!

    Rosi
    frorol@tele2.it

    ResponderEliminar
  11. Deve ser deliciosa. Parabéns pelo blog! Bom ambiente e bons petiscos.

    ResponderEliminar
  12. Qual o significado de Dl exp. 1 dl de acucar

    ResponderEliminar
  13. Anónimo,

    Não sei se percebi muito bem a sua pergunta. Mas vou tentar responder: dl é a abreviatura de decilitro. Muitas vezes as receitas em vez de dl referem ml (mililitros). No caso desta minha receita, 6 dl de natas (creme de leite) correspondem a 600 ml.

    obrigada pela visita,

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.