19/07/07

Tarte de maçã (rápida e boa!)


Ingredientes:
1 base de massa folhada
1 colher de chá de farinha
150gr de açúcar
2,5dl de leite
2 ovos inteiros
½ kg de maçã reineta (preferencial)

A origem desta deliciosa receita era uma tarte de pêras das Fichas de Culinária do Chefe Silva (do tempo da minha mãe...). Tenho feito algumas alterações e acho que os resultados têm sido bons (que digam os meus quilinhos a mais na balança...).
Vamos então ver como tudo funciona... Cortamos as maçãs em fatias e deixamos repousar, num recipiente, com açúcar e canela para tomar o gosto, enquanto vamos avançando na receita...
Numa tigela, colocamos a farinha e o açúcar e vamos juntando os ovos um a um, batendo com uma colher de pau até termos uma mistura homogénea, por fim juntamos o leite.
Colocamos a base de massa numa forma para tartes, colocamos a maçã e cobrimos com o preparado líquido.
Esta tarte demora pelo menos 40 minutos no forno (dica: se estiver a ficar muito corada e o recheio ainda não estiver cozido, cobrimos com uma folha de papel prata para não queimar).
Os resultados são estes... vejam as fotos e experimentem para comprovar!!!
Hum... Aceito comentários às vossas experiências!!! A receita original tinha como base massa quebrada, mas a massa folhada dá a esta tarte um “cheirinho” a pastel de nata que não fica nada mau (acho eu...).

RECEITA FEITA POR FARÓFIA

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.